Olá a todas e todos…

Que vocês aproveitem o feriadão, pois eu continuo trabalhando no livro e gosto muito disso. Sendo assim, pensei em trazer um tema curioso e interessante que vai deixar vocês atentos: os famosos “Easter eggs”.

Você sabe o que é isso?  Não, então eu vou contar…

Primeiramente vamos ao sentido direto do termo – Easter Eggs – que significa a busca de ovos de páscoa, muito comum na páscoa, claro e nos Estados Unidos então… quem não conhece a tradicional busca de ovos na Casa Branca.

easter-egg-white-house-obama-2

easter-egg-white-house-obama
Agora que você conhece o sentido literal, vamos ao que deu vida a este post, sim, o segundo significado tem a ver com esconder referências de outros conteúdos num específico. Geralmente isso não acontece no mundo literário, mas nos filmes é recorrente.

E vamos ver uns dois para entender…

Mickey, Donald e Pateta no meio da multidão em A Pequena Sereia Mickey, Donald e Pateta no meio da multidão em A Pequena Sereia

Wall-E na garagem do Senhor IncríveWall-E na garagem do Senhor Incrível

Entendeu? É bem legal e faz bem mais parte do que o pessoal chama de “cultura nerd”. Eu gosto e às vezes percebo um ou outro, nem sempre é visual, pode ser a fala de um personagem qualquer, um exemplo é a famosa frase do Exterminador do Futuro.

hasta la vista baby

Mas você deve estar pensando… como isso funciona nos livros? Por aqui não é comum, já no Estados Unidos acontece muito e a partir do momento que o easter egg citado se torna um ícone pop, não importa a empresa, editora, citar deixa o povo animado e rende uns posts na net.

Mas não posso deixar passar este easter egg sensacional, experimente escrever “z or r twice” diretamente na barra de endereços do seu navegador Mozilla Firefox e veja acontecer.

Só funciona uma vez na mesma aba, se quiser fazer de novo abra uma outra, digite e verá acontecer novamente.

Este navegador é gratuito – https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/products/

A referência vem de um jogo famoso, o Starfox 64 de quando se jogava com o teclado, coisa que muitos de vocês podem não ter experimentado. (fonte: site Coxinha Nerd)

E agora vamos ao fato principal – Na Duologia Brasil 2408 tem?

Sim !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

habbit reading

Há easter eggs sim, mas não diretos já que a linguagem não é visual, logo só será perceptível lendo. As falas não são ao acaso citando o detalhe, mas fluidas e fazendo parte do contexto. Há contos de fadas, ditados brasileiros e até citações super nerd, mas como eu inseri isso na estória?

 É aí que está… não foi algo pensado que resolvi fazer, simplesmente aconteceu no decorrer da escrita e conforme foi acontecendo, vi que era perfeito para aquele momento e não tirei nenhum, mas vou logo avisando que não são muitos, mas ficaram perfeitos.

Ah sim… tem uma referência de localização que é um easter egg do próprio livro que dei numa imagem já divulgada aqui no site. Será que você vai lembrar enquanto estiver lendo este artigo? A ideia é essa.

E é muito louco quando o easter egg vem de encontro a algo que você já gosta, Em especial há um gigantesco que tem a ver como números, na verdade, eu já gostava dos tais números, sempre os achei interessantes e aí… veio o tal filme que adorooooooooooooo e aí… não posso dar spoilers.

Oops… na verdade tem um segundo gigantesco, maior, arrebatador, incrível que me lembra muito uma série de grande sucesso.

E easter egg culturais? Pode? Simmmmmmmmm!!!

Estes são específicos do enredo do livro, uns diretos e outros não e aliás… já citei um em imagem e o seu significado está no…

SURPRESA!!!!!

Não vou contar, o mistério ao redor dos easter eggs é o norte da questão.

Procurar é preciso.

E eu nem vou entrar nos mistérios do livro, inteligentes e sagazes que vocês perceberão quando lerem a duologia, aí já não é easter egg, mas os detalhes diante dos olhos vão render boas conversas entre nós num futuro próximo.

Até o próximo post.

curta-page-brasil2408

Comentários

Comentários

comentários