Infográfico de Zaila: Representatividade importa e está disponível para download.

Agora é super oficial, disponível – versão beta – em xls para download. Conheça os detalhes, como utilizá-lo e seu propósito.

—–
Continuando o artigo anterior que lançou o Infográfico de Zaila, quero enfatizar que o seu propósito é possibilitar a mensuração da diversidade e ser capaz de apresentar esses dados de forma simples e rápida.

Acredito que esta é uma ótima ferramenta para o público em geral ter de agora em diante à disposição.

——–

Mas vamos resgatar a ideia… O que é o Infográfico de Zaila?

Ele é uma ferramenta para mensurar (sem quantificar) todos os tipos de protagonistas, coprotagonista e personagens de destaque num livro ou outro material que julgue interessante avaliar, permitindo assim apresentar dados visualizados de modo agradável e o melhor, sem dar spoiler no caso de um livro.

A ideia nasceu de uma dúvida prática… como qualquer pessoa pode obter uma avaliação razoável sobre um conteúdo? E de imediato já produzir um informativo gráfico para apresenta-lo?

——–

Mas qual o propósito e como posso usá-lo?

Você leitor pode usá-lo para apresentar os dados de um livro que acabara de ler, uma blogueiro ou blogueiro pode fazer a sua resenha e adicionar o infográfico na publicação, postar em suas redes sociais como um adendo para falar do livro.

O propósito dele é ser prático, funcionar como um “balanço social” para livros, filmes e outras mídias, ou seja, ele tem como objetivo dar um perfil.

Vou dar alguns exemplos, traçando um paralelo entre uma empresa e um livro fazendo o seu “balanço social” e temos o seguinte:

  • quadro geral de funcionário/quadro geral de personagens (homens e mulheres (perfil de gênero e racial) e portadores de deficiência
  • Nível de ocupação funcional por gênero, raça e deficiência
  • Igualdade de acesso e salários nas funções/igualdade nas ações de protagonistas masculinos e femininos 

QUER MAIS?

Como pedagoga e escritora tenho contato com jovens e vou dar o exemplo de 2 livros (eu li) que viraram filmes, Jogos Vorazes e Divergente e mostrar o que fez de um, o sucesso e do outro uma estrela em queda vertiginosa.

—-

PERFIL RACIAL/GÊNERO/IDADE/TUDO O MAIS…

Jogos Vorazes: mais diversidade e o filme mantém os personagens negros mesmo que nenhum seja lá muito destacado e acabem morrendo, excetuando o cadeirante gênio. Temos personagens mais velhos acima de 30, 40… e importantes na narrativa.

Divergente: Uriah, personagem de destaque divergente (negro) “abduzido”, Christine (negra) vira sombra de canto, a amiga da Tris que fica paraplégica tb é “abduzida”, as líderes revoltosas viram sombra e a cereja, o irmão da Tori (a tatuadora que fez o teste da Tris e morre sobre o muro) que na verdade está vivinho e fugiu por ser divergente e gay também é “abduzido” do filme.

Resumindo, o sucesso teve a ver diretamente com a diversidade e com a decisão de manterem certos aspectos ou não, exatamente como uma empresa que apresenta comerciais onde todos veem o sexismo, o machismo ou o racismo e ela (a empresa) não,  apesar de ter existido toda uma cadeia de participantes para a produção. Então fica a pergunta – Que olhos (dirigentes, diretores, publicitários) eram esses que não viram nada de errado, normalizaram algo simplesmente impossível? 

E é isso que temos visto em muitos livros, o normalizar/romancear relacionamento abusivo, estupro, assédio, não ter diversidade ou igualdade de espaço entre personagens masculino branco e o “resto” nas ações da trama.

Muitas escritoras e escritores independentes estão na margem quebrando barreiras e escrevendo muita diversidade, mas é difícil saber de tudo e todos por conta da descentralização e ter que assumir vários “cargos” para vender e publicizar o seu livro complica ainda mais. Eu, por exemplo, tenho dormido 5 horas para dar conta da segunda parte da minha duologia (lapidar) e as novas ideias de conteúdo.

Espero sinceramente que você leitora ou leitor deste artigo, de posse desse Infográfico e que leu um livro ou viu um filme legal, que se sentiu incluído e viu mais do mundo, de pessoas nele possa usar o material como um “balanço” para divulgar nas suas redes sociais.

——

 

Está é a primeira parte – versão beta – ainda sem coprotagonista, personagens de destaque e outros adendos muito interessantes.

—-

Vamos conhecê-lo por dentro?

O Infográfico é uma pasta com tudo o que você precisa para torná-lo eficiente.

A pasta xls possui 6 planilhas:

  • 1 planilha de dados
  • 4 infográficos
  • 1 Teste Bechdel

—-Abre em Excel 2013/2016.

Todas as planilhas possuem proteção contra alteração de certas células e as preenchíveis são as de dados e as de nomeação do personagem

As informações solicitadas (título, palavras-chave, etc.) são importantes para a identificação do item avaliado.

1 = SIM

Na imagem acima você percebe o número 1, ele é o valor válido para SIM, você não precisa preencher nenhum outro valor para dizer não, deixe em em branco (clique em espaço dentro da célula) ou coloque ZERO e será compreendido como um não.

——–

Update 18/mar/2017
Esqueci de explicar melhor a questão dos gêneros na tabela, que estão definidas como cis/trans/LGBT e o espaço “Preencher”.

Fiz isso porque tenho a consciência de que não tenho o direito de explicar ou limitar as identidades das pessoas trans. Só o que busco aqui é construir um amplo e democrático leque de possibilidades me baseando no que li e/ou percebi, logo há complexidades que devem ser respeitadas e pensando nisso fiz a identificação generalista cis/trans diferente da LGBT e deixei um campo em aberto para ser alterado como quiserem, assim como o campo nota para que informe do que desejar.
Para entender melhor, sugiro a leitura do artigo Teste de Representatividade Russo/LGBT. Lá há artigos e informações que podem te ajudar a se esclarecer sobre gênero sem que se “ache” no direito de resumir ou explicar a identidade de quem quer que seja. Boa leitura!

———

Ex: personagem negro cis hétero, marque a célula que intercala a opção negro/cis com o número 1 e um SIM será adicionado na planilha infográfica correspondente.

Ex2: altere ianomani ou refugiada síria para outra identificação

ex3: altere preencher por uma identidade de gênero ou outra classificação que deseje.

Comentários

As células com um pontinho vermelho possuem comentários que ajudam a explicar o item, passe o mouse sobre ela e leia as informações.

aba NOTA

Ela permite que inclua informações que julgue relevantes.

Preencher/Alterável

São todas as células  habilitadas a receber informações, incluindo a opção preencher nos infográficos parciais.

Imagens

Só habilitarei a troca na próxima versão beta 2.
—-

E a planilha Teste Bechdel?

Vou explicar assim…

Uma imagem vale por mil palavras…

Na primeira página desta planilha, você só preenche a NOTA com a informação que julgar importante.

Para responder é simples, há duas fileiras SIM|NÃO, preencha com 1 para SIM ou NÃO e o resultado aparecerá – APROVADO OU REPROVADO, mas… para além do resultado, existe um contexto que precisa ser compreendido e as informações disponíveis são explicativas quanto ao motivo do teste e o que é considerado diálogo.

Se ainda houver dúvida, clique no link do artigo que está na planilha e seu firefox/ie/chrome/outro abrirá uma aba para que leia e compreenda a essência do teste.

———

Os outros testes serão incluídos? Coprotagonista? Destaques?

SIM, os outros testes serão inseridos na próxima versão do infográfico que espero lançar na segunda quinzena de abril. Será que encontro um evento para lançá-lo? Seria maravilhoso!

Estou aberta à convites, mas só tenho para o da passagem de trem, metrô…

—-

O CONTEÚDO DA PASTA (3 pastas + 1 planilha)

Ícones

Essa é a pasta das imagens que estão no gráfico e algumas a mais.

Fontes

No pacote segue uma pasta com 4 fontes que deixam o infográfico bonitinho – Aller/Calibri/abeatbyKaiRegular/Pamela want a Bike to Ride.
Para instalar dê um clique duplo sobre a fonte e clique em “Instalar”, aguarde e pronto…

——

Drive Virtual PDF/JPG/TIFF/PNG – PDFCreator – 27mb

Este é o melhor drive virtual de impressora que conheço, você pode escolher entre vários tipos, delimitar a impressão, inserir metadados (como uma assinatura) e imprimir, simplesmente muito bom.

COMO USAR?

1 – Siga o processo normal, clique ARQUIVO -> IMPRIMIR -> E aqui está o pulo do gato, selecione a impressora PDF CREATOR e dê ok.

2 – Uma telinha vermelha vai fazer a conversão e abrir uma janela onde você pode alterar…

NOME do arquivo

PERFIL para PDF/JPG/PNG

METADADOS que são informações extras.

3 – Clique em SALVAR e então escolha onde, dê OK e faça bom uso.

Requisitos: WindowsXP SP3, Windows Vista, Windows 7, Windows 8, Windows 10.

—-

SUGESTÕES?

Estou aberta às contribuições que ajudem a melhorar o infográfico.

—-

Espero que gostem da experiência, comentem, contribuam com ideias e compartilhem essa iniciativa, precisamos de mais representatividade, o que significa inclusão e respeito nos vários tipos de mídias.

DOWNLOAD via Google Drive – versão beta 2 (update em 21.mar.2017)

Download do Infográfico em ZIP com PDFCreator

Clique aqui, habilitado como público

——-

Download do Infográfico em ZIP sem PDFCreator – 4mb

Clique aqui, habilitado como público

——-

Download direto do PDFCreator (free) – 27 mb (exe)
http://www.pdfforge.org/pdfcreator

——

Planilha XLS para matar a curiosidade – clique aqui

—–

7Zip (2mb)

Programinha para descompactar o arquivo zip, utilíssimo.
Instale o 7Zip, clique com o botão direito sobre o 7zip e selecione “Extrair aqui”.

http://www.7-zip.org/download.html

—-

E o seu livro, terá o Infográfico de Zaila?

Sim, postarei um artigo amanhã, dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher para comemorar a data e o meu livro que é a primeira Duologia nacional que possui uma heroína negra, a Ena.

Mas sem esquecer as nossas outra heroínas, representantes indígena e LGBT ou do meu rapazinho que usa próteses.

——

Leia os artigos da série Testes de Representatividade clicando na imagem abaixo.

—— 

Reserve um tempinho para conhecer a Duologia Brasil 2408, leia os 4 primeiros capítulos gratuitos e online em pdf, mobi ou epub para que tenha a chance de sentir que  a representatividade é mais que possível.

Prólogo + 4 capítulos

em pdf – https://goo.gl/J0SJjU

em epub – https://goo.gl/SDA4nm

em mobi – https://goo.gl/7Onhu5.

Em texto corrido no site – http://brasil2408.com.br/index.php/capitulos/

App para e-book – http://brasil2408.com.br/index.php/loja/

—-

Livro disponível em e-book e fisíco.

——-

Até amanhã!!!

 

 

 

Comentários

Comentários

comentários